ARTIGOS

Fala do Especialista. Análise de Solos: Uma ferramenta imprescindível para altas produtividades

A microrregião de Irecê (BA), bastante conhecida pelo potencial agrícola, apresenta grande variedade de solos, a alta fertilidade natural dos solos contribuiu para que essa região se tornasse uma das áreas agrícolas mais importantes do Nordeste. Porém, o cultivo intensivo das hortaliças exige uma grande reposição de nutrientes em forma de adubação. A análise de solo é a ferramenta recomendada para fazer a avaliação das características químicas e físicas do terreno.

O procedimento de amostragem de solos é uma prática de grande relevância a fim de determinar a fertilidade do solo, para que possamos corrigir de forma mais precisa as características produtivas do solo, que afetará o potencial de rendimento final da cultura a ser cultivada.

A análise tem baixo custo operacional, comparado aos enormes benefícios que nos trás, além de nos informarmos sobre recomendações como calagem e/ou adubação a fim de aumentarmos a produtividade das glebas e por fim diminuir custo utilizado adubações corretas, diminuindo assim gastos por fórmulas desnecessárias, muitas vezes utilizamos formulações acima do recomendado ou contrário. Além disso, pode ser realizado em qualquer época do ano, mas recomenda-se que se faça em 3 meses antes do plantio para que se possa dar tempo para uma boa análise e posterior correções.

O manejo da adubação para a maioria dos produtores é realizada de maneira empírica e ou através de informações trocadas entre esses. A análise das propriedades químicas e físicas do solo é a ferramenta que auxilia o manejo da adubação, pois é com base em seus resultados que se realiza a interpretação e definição das ações para melhoria da fertilidade química do solo, mas esta ferramenta ainda é pouco utilizada pela maioria dos produtores, por falta de conhecimento, prática e assistência técnica entre outras razões.

Na Geocomercial você encontra assistência técnica especializada que possa lhe orientar na coletar o solo para análise, indicação de laboratórios e posterior interpretação e recomendação da sua adubação em função das características do seu solo.

Franklin Freitas Silva

Engenheiro Agrônomo – Geocomercial

Contato: franklinagronomo@hotmail.com / 74 999762142